sábado, 13 de setembro de 2014

A Cultura do Senado

MÓDULO AV2

Apresentação
 O Senado entendido como centro emanador da Lei, ela própria elemento modelador do Império Romano enquanto entidade jurídico-política, materializada na arquitectura que uniformiza o território. Ao mesmo tempo, também, como símbolo de uma forma de estar e de entender o mundo onde o ócio se converte num valor cultural.

 Objectivos de Aprendizagem 
 - Relacionar a fotografia de Sebastião Salgado com a Lei enquanto construção teórica e padrão de referência de igualdade e desigualdade.
 - Analisar o urbanismo e os principais edifícios de Roma como materialização da sociedade romana. - Avaliar a importância da acção individual na construção do império romano.
 - Identificar na civilização romana as estruturas do poder e do bem-estar.
 - Analisar o contributo do escultor, do pintor e do arquitecto - engenheiro na edificação dos espaços. - Justificar o papel comemorativo, utilitário e ornamental das artes

 A LEI 
 Escadas nas minas de ouro de Serra Pelada. Brasil, 1986, fotografia de Sebastião Salgado (1944 -). “Quando um grupo acha ouro, os homens que carregam os sacos de terra têm, por lei, o direito de ficar com um dos sacos que extraíram. Dentro, podem encontrar riqueza e liberdade”. Sebastião Salgado Fotógrafo de tradição documentalista, procurando captar o instante significativo de uma realidade, as suas fotografias reflectem um empenhamento comprometido associado a uma rara qualidade estética. Ao captar um momento, Salgado dá a ver, em muitas das suas fotografias, uma realidade mais profunda e transcendente que emociona e permite a reflexão. Na fotografia proposta da série da Serra Pelada podemos ver uma comunidade de homens que segue as suas leis próprias mas que está longe, no final do século XX, do cumprimento de uma lei universal e igual fundada pelos Romanos. A lei procura criar igualdades. Assim acontece na teoria legislativa. Na realidade, ainda hoje, a lei submete muitos iguais, repetitivamente iguais, como nesta fotografia de Sebastião Salgado, a profundas desigualdades. Aconteceu desta forma no mundo romano. A sua criação normativa de pensar a sociedade, a lei, baseou-se nas diferenças classistas de interesses, geradora de poder e de diferenciações de campos sociais: estar na lei ou estar fora da lei.
 A lei e a ordem do Império.
 1. Século I a.C. / d.C. O século de Augusto.
 2. Roma A planta da urbs. Ruas, praças, templos, casas, … os banhos, o Coliseu. O modelo urbano no Império.
 3. O romano Octávio (63 a.C.-14 d.C.) Octávio, uma dinastia que chega ao poder. Ser romano e imperador. As realizações de Octávio.
4 . O Senado A lei, da República ao Império. Os senadores e o cursus honorum. A retórica.
 5. O Incêndio de Roma (64) por Nero (54-68) Porquê incendiar Roma? A Roma e os romanos que arderam. Nero, o herói do incêndio.
 6. O ócio Os tempos do lúdico. Os jogos do Circo. A preocupação com as artes.
 7. A Coluna de Trajano (98-117) A função comemorativa das colunas. A narrativa da Coluna de Trajano. Uma linguagem escultórica.
 8. Frescos de Pompeia (79) O cataclismo de Pompeia. Habitações com cor e imaginação decorativas. Os conteúdos dos frescos.
 9. Anfiteatro Flávio, Roma (in. 72 d.C.) Arquitectura, ócio e espectáculo. A gestão das multidões. Da técnica à forma. O Anfiteatro Flávio como espaço retórico.
 Entre o belo e o útil.
 10. A Coluna de Trajano como símbolo do sentido monumental e comemorativo da arquitectura romana. A síntese romana dos patrimónios arquitectónicos etrusco e grego. Carácter da arquitectura romana: a utilidade e a grandiosidade. Os avanços tecnológicos. A utilização retórica da matriz helénica. Arquitectura e obras públicas. O Forum como síntese da arquitectura e da civilização romana. Principais edifícios e núcleos arquitectónicos. As variantes da casa romana. O urbanismo como materialização do Imperium.
 11. O Homem enquanto indivíduo. O friso da Coluna de Trajano (As campanhas da Dácia) como expoente do sentido comemorativo da escultura romana. A herança etrusca. Carácter da escultura romana: individualismo, realismo e idealização. O retrato como género.
 12. A vida enquanto forma de arte. Os Frescos de Pompeia como documento do cultivo do luxo na vida doméstica. A construção da ilusão arquitectónica. Primeiros ensaios da representação perspectivada do espaço. A arte do mosaico.
 1. Tempo 2. Espaço 3. Biografia 4. Local 5. Acontecimento 6. Síntese 7. 1.º Caso prático 8. 2.º Caso prático 9. 3.º Caso prático 0. A arquitectura romana 11. A escultura romana 12. A pintura e o mosaico
 Situações de Aprendizagem / Avaliação
- Selecção e organização da informação.
 - Interpretação das fontes (iconográficas e escritas).
 - Produção de texto escrito.

 Bibliografia / Outros Recursos
 Alarcão, J. (1988). O domínio romano em Portugal. Mem Martins: Publicações Europa-América (obra de síntese com profundidade da análise e clareza da exposição). Alfoldy, G. (1989). A história social de Roma. Col. Biblioteca de Textos Universitários. Lisboa: Ed. Presença (obra geral bem documentada e organizada). Bordet, M. (1991). Síntese de história romana. Porto: Ed. ASA (sistematização muito completa da história de Roma). Christol, M. & Nony, D. (1993). Roma e o seu império das origens às invasões bárbaras. Lisboa: D. Quixote (obra fundamental para a compreensão do processo de construção do Império). Giardina, A. (Coord.) (1991). O homem romano. Lisboa: Presença (obra bem estruturada, com análise crítica e bem fundamentada de cada tema). Grimal, Pierre (1995). A vida em Roma na Antiguidade. Mem Martins: Publicações Europa-América. (excelente para uma primeira aproximação). Pereira, Maria Helena R. (2ª ed. 1989). Estudos da história da cultura clássica. Vol. II: Cultura romana. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian (obra clássica pela profundidade da análise e clareza da exposição). Veyne, Paul (1988). A sociedade romana. Lisboa. Ed. 70 (inovação e síntese na abordagem de um tema muito abrangente). http://www.encarta.msn.com (acedido em 09.05.05) (enciclopédia). http://www.infoplease.com (acedido em 09.5.05) (Columbia Encyclopedia). http://www.universia.pt/conteudos/bibliotecas/bibliotecas_mapas_2.jsp (acedido em 09.05.05) (página que remete para mais de mil mapas históricos). http://www.lib.utexas.edu/maps/index.html (acedido em 09.05.05) (remissão da página anterior para mapas). http://users.erols.com/mwhite28/20centry.htm (acedido em 09.05.5) (atlas histórico do século XX). http://iam.classics.unc.edu/ (acedido em 09.05.05) (atlas do mundo mediterrânico). http://www.roman-emperors.org/impindex.htm (acedido 27.11.04) (biografia imperadores romanos). http://remacle.org/ (acedido em 28.11.04) (traduções francesas de textos latinos). http://pompeya.desdeinter.net/index.htm (acedido em 09.05.05) (arte romana). http://www.conimbriga.pt/index.html (acedido em 09.5.05) (Conímbriga). http://www.uc.pt/Conimbriga/html (acedido em 09.05.05) (Conímbriga). http://www.forumromanum.org (acedido em 09.05.05) (sobre a História de Roma). http://www.unicaen.fr/rome/ (acedido em 09.05.05) (planta de Roma, reconstituições e maquetas).

Sem comentários:

Enviar um comentário