sábado, 13 de setembro de 2014

A Cultura do Mosteiro


MÓDULO AV3

 Apresentação 
 O Mosteiro compreendido na sua autarcia como síntese simbólica, não apenas da nova atitude espiritual (a cidade de Deus), mas da ruralização e da fragmentação política e administrativa em que mergulha a Europa medieval. Mas igualmente como rede definidora, na sua geografia, do próprio processo de cristianização do continente, e também como repositório da cultura e dos mitos da própria romanidade decaída.

 Objectivos de Aprendizagem
 - Relacionar a Annontiation de Preljocalj com a arte enquanto veículo de expressão do misticismo religioso.
 - Compreender o papel desempenhado pelo movimento monástico na construção do mundo medieval.
 - Analisar as relações de poder entre a Igreja e a Monarquia enquanto factor da construção da sociedade medieval.
 - Justificar a importância do livro e da escrita na acumulação e conservação do saber e do poder.
 - Avaliar o modo como o Músico e o Iluminador colocam a sua arte ao serviço da glória de Deus.
 - Compreender as artes visuais enquanto veículo de um discurso teocêntrico. 

A IGREJA 
 Anonntiation (1995) de Preljocaj (1957-) Nesta coreografia Angelin Preljocaj convida-nos a mergulhar na profundidade do mistério de um tema religioso, a “Anunciação”: o mais sublime dos anjos foi enviado dos céus para anunciar a encarnação do verbo a Maria. Maria foi convidada a conceber “corporalmente a plenitude da divindade”. Desde a sua primeira criação “Marché Noir” que o coreógrafo francês tem desenvolvido um percurso singular na dança contemporânea. Para além dos trabalhos criados para a sua companhia (Ballet Preljocaj, 1984), Preljocaj tem sido convidado a coreografar para companhias como o New York City Ballet, Ballet da Ópera Nacional de Paris, London Contemporary Dance e Ballet Gulbenkian (Noces e Annonciation). É acima de tudo um construtor de imagens. Nas suas danças predomina uma linguagem coreográfica que oscila entre o movimento narrativo e o abstracto. Os temas de eleição são o amor, a guerra, o trabalho, a eternidade sempre integrados na perspectiva do quotidiano e envolvidos pela nostalgia da sua ascendência albanesa. Os seus trabalhos são sempre acompanhados por uma forte componente tecnológica, aos quais associa uma abordagem videográfica e sonora. Annonciation é a transposição cenográfica e alegórica de um episódio divino. A reinterpretação do misticismo religioso construída a partir de uma linguagem (corporal) expressa na dimensão do imaginário. O corpo é o lugar da confrontação com o simbólico e com a própria leitura tradicional do tema, numa mistura de êxtase e de dor. Uma coreografia densa sobre uma realidade mística na qual o coreógrafo questiona o encontro entre o divino e o humano e se interroga sobre a chave do conceito da “Anunciação”. A Igreja e os seus valores incorporados numa criação contemporânea. A história sagrada, a técnica narrativa desconstruída num dueto ambíguo que explora o sagrado na intimidade humana da Virgem
 Os espaços de cristianismo. 
 1. Séculos IX-XII Da reorganização cristã da Europa (Christianitas) ao crescimento e afirmação urbanos.
 2. A Europa dos Reinos Cristãos A Christianitas. As fronteiras dos reinos cristãos. Geografia monástica da Europa.
 3. O cristão São Bernardo (1090-1153) O que se sabe da vida de São Bernardo. Um monge no mosteiro. O cristianismo monástico.
 4. O mosteiro Uma vida própria, com domínio do tempo e do espaço. A auto-suficiência monástica O campo e as letras.
 5. A coroação de Carlos Magno (800) O imperador do Ocidente, Carlos Magno. Vida e feitos de Carlos Magno. O modelo de imperador cristão.
 6. O poder da escrita. Scriptorium, livraria e chancelarias. As palavras que se transformam em letras e frases. A iluminura: outra forma de escrita.
 7. Canto Gregoriano: da missa, um Gradual e um Kyrie; da liturgia das horas, uma Antífona com versículo salmódico. Cantar a horas certas. O canto e a liturgia. Um canto a uma só voz.
 8. São Pedro de Rates
 A arquitectura. Simplicidade, rudeza e mensagem. São Pedro de Rates na Christianitas.
 9. Livro de Kells (800 d.C.), Irlanda “Iluminar” como forma de oração. O Livro de Kells como expoente do processo de cristianização da Europa e síntese de culturas.
 Deus, fortaleza da Humanidade. 
 10. O mosteiro cluniacense de S. Pedro de Rates, como símbolo da ruralização e feudalização da Europa românica e da sua característica diversidade regional. Dos primórdios da arquitectura cristã à arquitectura bizantina: a importância da matriz antiga. Os renascimentos carolíngio e otoniano. A viragem do milénio, as novas rotas de peregrinação e a afirmação das ordens monásticas. A hegemonia da arquitectura religiosa. Formas de vida: o castelo e o mosteiro. Da recuperação das técnicas antigas à crescente complexidade dos sistemas construtivos. Os grandes centros difusores. Unidade e diversidade do românico. O românico em Portugal.
 11. Os poderes da imagem. O portal de S. Pedro de Rates como expoente do carácter da escultura românica. Os primórdios da escultura medieval: da arte paleocristã à arte dos invasores. Bizâncio e a ourivesaria carolíngia. A estrita dependência arquitectónica da escultura românica. O portal e o claustro como roteiros de ascese.
 12. O refúgio do esplendor. O papel da cor no templo românico. Dos primórdios da pintura cristã à arte paleocristã e ao triunfo do mosaico parietal. Carácter e evolução do mosaico bizantino. A sacralidade do códice. Da iluminura carolíngia às oficinas monásticas. Da iluminura pré-românica à iluminura românica.
 13. Um Deus conquistador. A arte muçulmana em território europeu. A Península Ibérica e a Sicília. O Islão, ponte entre a Antiguidade e o Ocidente. A arquitectura áulica e religiosa e a decoração arquitectónica. A arquitectura militar. As artes ornamentais. A arte moçárabe.
 1. Tempo 2. Espaço 3. Biografia 4. Local 5. Acontecimento 6. Síntese 7. 1º Caso prático 8. 2º Caso prático 9. 3º Caso prático 10. A arquitectura românica 11. A escultura românica 12. As artes da cor: pintura, mosaico e iluminura 13. A Europa sob o signo de Alá

 Situações de Aprendizagem / Avaliação
 - Selecção e organização da informação.
 - Interpretação das fontes (iconográficas e escritas).
 - Produção de texto escrito.

 Bibliografia / Outros Recursos
 Duby, Georges (1979). O tempo das catedrais. A arte e a sociedade (980-1420). Lisboa: Editorial Estampa (a análise da integração da arte e da sociedade no tempo medieval). Duby, Georges (1986). Guilherme, o Marechal. O melhor cavaleiro do mundo. Lisboa: Gradiva (perspectiva inovadora, análise muito completa e forma diferente de escrever história da cultura, através da biografia e sociedade). Duby, Georges (1997). Ano 1000. Ano 2000. No rasto dos nossos medos. Lisboa: Teorema (ensaio de conjunto sobre os caminho dos medos do homem no tempo). Knowles, M. D., Obolensky, D. (1968). Nouvelle Histoire de l’Église. Le Moyen Age. Paris: Éditions du Seuil (síntese qualificada sobre o tema) Le Goff, Jacques (1983). A Civilização do Ocidente Medieval. 2 vols. Lisboa: Editorial Estampa (obra de síntese complementada com estudos de caso temático-conjunturais). Marques, A.H. de Oliveira (5ª ed. 1987). A Sociedade Medieval Portuguesa – aspectos de vida quotidiana. Lisboa: Livraria Sá da Costa Editora (trabalho inovador pela leitura cultural que faz das ideias impensadas do quotidiano). http://www.encarta.msn.com (acedido em 09.05.05) (enciclopédia). http://www.infoplease.com (acedido em 09.05.05) (Columbia Encyclopedia.) http://www.universia.pt/conteudos/bibliotecas/bibliotecas_mapas_2.jsp (acedido em 09.05.05) (página que remete para mais de mil mapas históricos). http://www.lib.utexas.edu/maps/index.html (acedido em 09.05.05) (remissão da página anterior para mapas). http://www.camelotintl.com/index.html (acedido em 09.05.05) (Camelot International, visita a uma aldeia medieval). http://www.abbayes.net/histoire/cisterciens/index.htm (acedido em 29.11.04) (sítio de língua francesa com informação acessível sobre a história das ordens beneditina e cisterciense, biografia de São Bernardo, arquitectura das abadias, ... Remete para: http://www.cister.net/cisterciens/abbaye-cistercienne.htm (acedido em 09.05.05) (página da ordem cisterciense). http://architecture.relig.free.fr/accueil.htm (acedido em 09/05/05) (imagens de edifícios religiosos franceses medievais, resumo do livro de Duby sobre S. Bernardo...). http://www.newadvent.org/ (acedido em 2004-11-28) (biografia de São Bernardo). http://www.educ.fc.ul.pt/docentes/opombo/hfe/momentos/modelos/index.htm (acedido em 29.11.04) (página de duas alunas da Faculdade de Ciências sobre o ensino na Idade Média). http://www.bownet.org//cyberbus/social.htm (acedido em 29.11.04) (informação histórica com imagens). http://www.hmml.org/vivarium/ (acedido em 29.11.04) (reproduz imagens de manuscritos; acesso por: personal collections e search) http://www.historyguide.org/index.html (acedido em 29.11.04) (com informação sobre Carlos Magno). http://www.bnf.fr/enluminures/themes/t_1.htm (acedido em 5.12.04) (a vida de Carlos Magno em iluminura na BNF). http://pirate.shu.edu/~wisterro/cdi/0800a_coronation_of_charlemagne.htm (acedido em 29.11.04) (imagem iluminada da coroação de Carlos Magno e alguns documentos que narram a coroação). http://www.herodote.net/accueil.htm (acedido em 29.11.04) (página com cronologia de Carlos Magno entre outros acontecimentos e figuras históricas).

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