MÓDULO AV1
Apresentação
A Ágora assumida como marco, a um tempo físico e simbólico, da civilização helénica e da sua organização política e social, perspectivada na sua materialidade cultural e estética, com especial enfoque no caso ateniense. O homem da democracia de Atenas.
Objectivos de Aprendizagem
- Relacionar o Estádio Municipal de Braga com as artes do jogo e a dignificação do corpo.
- Avaliar o impacto dos espaços públicos na vida quotidiana ateniense.
- Analisar a importância da acção individual nos diversos contextos da época.
- Reflectir sobre a construção política da sociedade helénica.
- Analisar o contributo do arquitecto, do ceramista e do autor de teatro na transformação e
documentação do mundo grego.
- Estabelecer a relação entre arte, técnica, harmonia e proporção
O homem da democracia de Atenas.
1. Século V a.C. O século de Péricles.
2. Atenas A polis. Um olhar sobre a planta de Atenas. O mar e o porto.
3. O Grego Péricles ( 500-429 a.C.) O que se sabe da sua vida? Democracia e representação. Péricles e a consolidação da democracia.
4. A Ágora Um espaço público da cidade. Os homens da ágora. Conversar: do comércio e fazer político à razão.
5. A Batalha de Salamina (480 a.C.) Os exércitos em presença. Porque se chegou à batalha? As políticas imperialistas. O significado da batalha.
6. A organização do pensamento O mito, os sentimentos, as virtudes e a razão. Lógica racional e antropologia. A “razão”, para Aristóteles e Platão.
7. O Parthenon e Athena Niké Descrição do Parthenon e do templo de Athena Niké. As normas das ordens. A arquitectura e as ordens.
8. O diálogo entre o coro (kommos, lamentação) e Xerxes, depois da fala da Rainha nos Persas, de Ésquilo (525-456 a.C.) O estádio e o teatro. A tragédia e a comédia. Conteúdos e técnicas nos Persas de Ésquilo.
9. O vaso de Pronomos (cerâmica de figuras vermelhas, 410 a.C.). A representação de actores e músicos: máscaras e trajes. Em busca da harmonia e da proporção.
10. O Parthenon e o templo de Athena Niké e as ordens arquitectónicas como sistema racional de construção. A herança pré-helénica (do Neolítico às civilizações pré-clássicas): das primeiras técnicas de construção à capacidade de projectar no espaço e representar conceitos. As origens da arquitectura grega. O nascimento das ordens e a busca da harmonia e da proporção. Arte e ciência. O século IV e o novo sentido ornamentista. Do Império de Alexandre à arquitectura das cortes helenísticas: retórica e monumentalidade. A Acrópole como síntese da arquitectura grega. Principais edifícios e núcleos arquitectónicos. A casa grega. A Grécia, berço do urbanismo ocidental.
11. O Homem em todas as suas dimensões. O friso do Parthenon (A Procissão das Panateneias) como expoente do ideal plástico da 1ª idade clássica. A herança pré-helénica e a escultura arcaica. Do estilo severo aos primeiros clássicos. Da 2ª idade clássica à escultura helenística.
12. Uma arte menor? A cerâmica, arquivo de imagens da civilização grega. Do estilo geométrico à emergência da representação humana. A cerâmica de figuras negras e a de figuras vermelhas. A decadência da cerâmica. A divulgação da pintura a fresco e o refinamento da vida doméstica.
1. Tempo 2. Espaço 3. Biografia 4. Local 5. Acontecimento 6. Síntese 7. 1.º Caso prático 8. 2.º Caso prático 9. 3.º Caso prático O homem da democracia de Atenas. 1. Século V a.C. O século de Péricles. 2. Atenas A polis. Um olhar sobre a planta de Atenas. O mar e o porto. 3. O Grego Péricles ( 500-429 a.C.) O que se sabe da sua vida? Democracia e representação. Péricles e a consolidação da democracia. 4. A Ágora Um espaço público da cidade. Os homens da ágora. Conversar: do comércio e fazer político à razão. 5. A Batalha de Salamina (480 a.C.) Os exércitos em presença. Porque se chegou à batalha? As políticas imperialistas. O significado da batalha. 6. A organização do pensamento O mito, os sentimentos, as virtudes e a razão. Lógica racional e antropologia. A “razão”, para Aristóteles e Platão. 7. O Parthenon e Athena Niké Descrição do Parthenon e do templo de Athena Niké. As normas das ordens. A arquitectura e as ordens. 8. O diálogo entre o coro (kommos, lamentação) e Xerxes, depois da fala da Rainha nos Persas, de Ésquilo (525-456 a.C.) O estádio e o teatro. A tragédia e a comédia. Conteúdos e técnicas nos Persas de Ésquilo. 9. O vaso de Pronomos (cerâmica de figuras vermelhas, 410 a.C.).
A representação de actores e músicos: máscaras e trajes. 10. A arquitectura grega 11. A escultura grega 12. A cerâmica e a pintura
Situações de Aprendizagem / Avaliação
- Selecção e organização da informação.
- Interpretação das fontes (iconográficas e escritas).
- Produção de texto escrito.
Bibliografia / Outros Recursos
Amouretti, M.C. (1993). O mundo grego antigo. Dos palácios de Creta à conquista romana. Lisboa: D. Quixote (interessante visão de síntese do mundo antigo).
Bonnard, A. (1972). Civilização grega. Lisboa: Estúdios Cor (obra inovadora pelas fontes utilizadas para ler a cultura grega).
Buttin, A-M. (2000). La Grèce Classique. Col. Guide Belles Lettres des Civilisations. Paris: Les Belles Lettres (exemplar síntese sobre o assunto).
Martin, T.R. (1998). Breve história da Grécia clássica. Lisboa: Ed. Presença (excelente síntese para a
introdução ao estudo do tema).
Mossé, C. Schnapp-Gourbeillon (1994). Síntese de história grega. Lisboa: Ed. ASA (síntese para
iniciação ao estudo do tema).
Vernant, J.P. (Coord.) (1994). O homem grego. Lisboa: Presença (obra bem estruturada, com análise
crítica e bem fundamentada de cada tema).
http://www.culture.gr (acedido em 28.11.04) (página do Ministério da Cultura da Grécia: lista dos sítios e monumentos gregos; textos explicativos e imagens da Ágora e da Acrópole).
http://155.210.60.15/HAnt/index.html (acedido em 29.11.04) (página de História da Antiguidade da
Universidade de Zaragoza: biografia de Péricles, as Guerras Pérsicas com mapas, incluindo o da
batalha de Salamina; seguir: Atlas da história antiga/ batalhas/ Salamina).
Apresentação
A Ágora assumida como marco, a um tempo físico e simbólico, da civilização helénica e da sua organização política e social, perspectivada na sua materialidade cultural e estética, com especial enfoque no caso ateniense. O homem da democracia de Atenas.
Objectivos de Aprendizagem
- Relacionar o Estádio Municipal de Braga com as artes do jogo e a dignificação do corpo.
- Avaliar o impacto dos espaços públicos na vida quotidiana ateniense.
- Analisar a importância da acção individual nos diversos contextos da época.
- Reflectir sobre a construção política da sociedade helénica.
- Analisar o contributo do arquitecto, do ceramista e do autor de teatro na transformação e
documentação do mundo grego.
- Estabelecer a relação entre arte, técnica, harmonia e proporção
O homem da democracia de Atenas.
1. Século V a.C. O século de Péricles.
2. Atenas A polis. Um olhar sobre a planta de Atenas. O mar e o porto.
3. O Grego Péricles ( 500-429 a.C.) O que se sabe da sua vida? Democracia e representação. Péricles e a consolidação da democracia.
4. A Ágora Um espaço público da cidade. Os homens da ágora. Conversar: do comércio e fazer político à razão.
5. A Batalha de Salamina (480 a.C.) Os exércitos em presença. Porque se chegou à batalha? As políticas imperialistas. O significado da batalha.
6. A organização do pensamento O mito, os sentimentos, as virtudes e a razão. Lógica racional e antropologia. A “razão”, para Aristóteles e Platão.
7. O Parthenon e Athena Niké Descrição do Parthenon e do templo de Athena Niké. As normas das ordens. A arquitectura e as ordens.
8. O diálogo entre o coro (kommos, lamentação) e Xerxes, depois da fala da Rainha nos Persas, de Ésquilo (525-456 a.C.) O estádio e o teatro. A tragédia e a comédia. Conteúdos e técnicas nos Persas de Ésquilo.
9. O vaso de Pronomos (cerâmica de figuras vermelhas, 410 a.C.). A representação de actores e músicos: máscaras e trajes. Em busca da harmonia e da proporção.
10. O Parthenon e o templo de Athena Niké e as ordens arquitectónicas como sistema racional de construção. A herança pré-helénica (do Neolítico às civilizações pré-clássicas): das primeiras técnicas de construção à capacidade de projectar no espaço e representar conceitos. As origens da arquitectura grega. O nascimento das ordens e a busca da harmonia e da proporção. Arte e ciência. O século IV e o novo sentido ornamentista. Do Império de Alexandre à arquitectura das cortes helenísticas: retórica e monumentalidade. A Acrópole como síntese da arquitectura grega. Principais edifícios e núcleos arquitectónicos. A casa grega. A Grécia, berço do urbanismo ocidental.
11. O Homem em todas as suas dimensões. O friso do Parthenon (A Procissão das Panateneias) como expoente do ideal plástico da 1ª idade clássica. A herança pré-helénica e a escultura arcaica. Do estilo severo aos primeiros clássicos. Da 2ª idade clássica à escultura helenística.
12. Uma arte menor? A cerâmica, arquivo de imagens da civilização grega. Do estilo geométrico à emergência da representação humana. A cerâmica de figuras negras e a de figuras vermelhas. A decadência da cerâmica. A divulgação da pintura a fresco e o refinamento da vida doméstica.
1. Tempo 2. Espaço 3. Biografia 4. Local 5. Acontecimento 6. Síntese 7. 1.º Caso prático 8. 2.º Caso prático 9. 3.º Caso prático O homem da democracia de Atenas. 1. Século V a.C. O século de Péricles. 2. Atenas A polis. Um olhar sobre a planta de Atenas. O mar e o porto. 3. O Grego Péricles ( 500-429 a.C.) O que se sabe da sua vida? Democracia e representação. Péricles e a consolidação da democracia. 4. A Ágora Um espaço público da cidade. Os homens da ágora. Conversar: do comércio e fazer político à razão. 5. A Batalha de Salamina (480 a.C.) Os exércitos em presença. Porque se chegou à batalha? As políticas imperialistas. O significado da batalha. 6. A organização do pensamento O mito, os sentimentos, as virtudes e a razão. Lógica racional e antropologia. A “razão”, para Aristóteles e Platão. 7. O Parthenon e Athena Niké Descrição do Parthenon e do templo de Athena Niké. As normas das ordens. A arquitectura e as ordens. 8. O diálogo entre o coro (kommos, lamentação) e Xerxes, depois da fala da Rainha nos Persas, de Ésquilo (525-456 a.C.) O estádio e o teatro. A tragédia e a comédia. Conteúdos e técnicas nos Persas de Ésquilo. 9. O vaso de Pronomos (cerâmica de figuras vermelhas, 410 a.C.).
A representação de actores e músicos: máscaras e trajes. 10. A arquitectura grega 11. A escultura grega 12. A cerâmica e a pintura
Situações de Aprendizagem / Avaliação
- Selecção e organização da informação.
- Interpretação das fontes (iconográficas e escritas).
- Produção de texto escrito.
Bibliografia / Outros Recursos
Amouretti, M.C. (1993). O mundo grego antigo. Dos palácios de Creta à conquista romana. Lisboa: D. Quixote (interessante visão de síntese do mundo antigo).
Bonnard, A. (1972). Civilização grega. Lisboa: Estúdios Cor (obra inovadora pelas fontes utilizadas para ler a cultura grega).
Buttin, A-M. (2000). La Grèce Classique. Col. Guide Belles Lettres des Civilisations. Paris: Les Belles Lettres (exemplar síntese sobre o assunto).
Martin, T.R. (1998). Breve história da Grécia clássica. Lisboa: Ed. Presença (excelente síntese para a
introdução ao estudo do tema).
Mossé, C. Schnapp-Gourbeillon (1994). Síntese de história grega. Lisboa: Ed. ASA (síntese para
iniciação ao estudo do tema).
Vernant, J.P. (Coord.) (1994). O homem grego. Lisboa: Presença (obra bem estruturada, com análise
crítica e bem fundamentada de cada tema).
http://www.culture.gr (acedido em 28.11.04) (página do Ministério da Cultura da Grécia: lista dos sítios e monumentos gregos; textos explicativos e imagens da Ágora e da Acrópole).
http://155.210.60.15/HAnt/index.html (acedido em 29.11.04) (página de História da Antiguidade da
Universidade de Zaragoza: biografia de Péricles, as Guerras Pérsicas com mapas, incluindo o da
batalha de Salamina; seguir: Atlas da história antiga/ batalhas/ Salamina).
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